Em viagem a Brasília, nesta segunda-feira, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) conseguiu uma informação preliminar que indica que a região deve ser beneficiada pelo traçado da Ferrovia Norte-Sul. A confirmação, segundo o parlamentar, ocorreu durante encontro com a direção da Valec, estatal que trabalha no projeto da obra que vai cruzar o Brasil de Norte a Sul e que tem valor estimado em R$ 6 bilhões.
Conforme o parlamentar petista, o estudo técnico que deve apontar o melhor traçado para a ferrovia, que vai ligar o norte do país ao Porto de Rio Grande, apontou que no Rio Grande do Sul ela deve passar por Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Rio Grande.
No encontro, Maurício Malta, supervisor de Planejamento e Desenvolvimento da Valec, teria dito também que Santa Maria vai sediar uma plataforma logística para atender o Sul do Brasil.
O anúncio oficial deste resultado só deve ser anunciado no fim do mês. Hoje, 90% da safra gaúcha é transportada por caminhões. No período de colheita, 5 mil caminhões percorrem diariamente o trecho entre Cruz Alta e Rio Grande para levar a safra para o Exterior.
Com isso, além de aliviar o movimento nas rodovias, o investimento vai baratear o transporte e permitir, quem sabe, trens de passageiro.